Indígenas bloqueiam rodovia no Rio Grande do Sul (Brasil)

toma de tierrasDesde as nove horas da manhã, um grupo de cerca de 400 indígenas do povo Kaingang bloqueia a BR 158, no município de Iraí (RS). Os indígenas de quatro territórios diferentes manifestam-se contra a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 215 e exigem o fim da CPI contra a Funai e o Incra, em sintonia com o grupo de 200 lideranças que se encontra em Brasília e ocupou, ontem (9), a Câmara dos Deputados – e que também é composta por cerca de 40 Kaingang.

Hoje pela manhã, o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), comprometeu-se com lideranças indígenas, quilombolas, pescadores e pescadoras artesanais e extrativistas a não colocar a PEC 215 em votação durante seu mandato como presidente da casa (mais:http://goo.gl/Spc9tT).

“Sem a PEC 215 os povos indígenas já têm dificuldade de garantir suas terras, imagine com ela”, afirma Oziel Jacinto Kaingang, que participa da manifestação em Iraí. No Amazonas, indígenas do povo Mura também trancaram a rodovia AM-254, que liga o município de Autazes à capital Manaus.

Em breve, mais informações sobre as manifestações dos povos indígenas nas diversas regiões do Brasil.

Anuncios

Responder

Introduce tus datos o haz clic en un icono para iniciar sesión:

Logo de WordPress.com

Estás comentando usando tu cuenta de WordPress.com. Cerrar sesión / Cambiar )

Imagen de Twitter

Estás comentando usando tu cuenta de Twitter. Cerrar sesión / Cambiar )

Foto de Facebook

Estás comentando usando tu cuenta de Facebook. Cerrar sesión / Cambiar )

Google+ photo

Estás comentando usando tu cuenta de Google+. Cerrar sesión / Cambiar )

Conectando a %s

A %d blogueros les gusta esto: